Quem foi a primeira mulher a correr em uma maratona?


Você sabe quem é a primeira mulher a correr em uma maratona?

A importância da mulher em qualquer vertente é sempre motivo de orgulho e de levar como ato uma bela história, isso é o caso de uma mulher que mudou totalmente a historia da maratona de corrida. A maratona de Boston foi criada em 1897 e segue até hoje com sua história e competição realizada anualmente, são mais de 40 km percorridos para cruzar as cidade e Hopkiton e Boston que fica no Reino Unido. Pois bem, nessa época as mulheres não participavam do eventos, a disputa era apenas para os homens, e em 1967 um certo nome inscrito como K.V. Switzer tinha dado um passo diferente para a história desse evento que é o segundo maior disputado no mundo.

Quem foi a primeira  mulher a correr em uma maratona?

A pessoa inscrita no evento era Kathrine Switzer em uma prova de 4 horas e 20 minutos se tornou a primeira mulher a disputa o evento, mas como isso seria possível se as mulheres eram proibidas de participar, ela simplesmente abreviou seu nome e a organização acreditava que era um homem e só descobriu que era uma mulher. Ela saiu normalmente na largada e após alguns minutos na disputa um dos organizadores partiu em direção para tira-la da disputa, mas seu namorado e alguns amigos que participaram da disputa falaram para Kathrine, "Corra! corra o mais rápido que você puder!", afirmou um dos amigos. E simplesmente ela concluiu a prova com êxito com seu número que jamais será esquecido graças a uma fotografia que registra o exato momento em que o organizador tenta retira da disputa o número 261, além dela nessa prova quem participava sem número e cruzou a linha de chegada após 05 horas de prova foi a atleta Bobbi Gibb.

Após 50 anos em fazer a história das mulheres mudarem na modalidade, Kathrine voltou a correr na mesma maratona e no mesmo percurso feito em 1967, o evento aconteceu nesta segunda-feira (23) e claro que ela após cinco décadas iria relatar o lugar onde ela possivelmente seria retirada da disputa. "Oi, pessoal! Aqui é Kathrine Switzer, estou no percurso da Maratona de Boston. Corremos por pouco mais de uma milha. E este é o ponto onde fui empurrada", disse Switzer no vídeo transmitido no Facebook. Ela saiu com o mesmo número disputado "261", e concretiza aquilo que todos sabiam, ela foi mais uma mulher que mudou todos os paradigmas impostos pela sociedade e venceu as barreiras para que as mulheres tivessem a chance de participar de uma maratona com direitos iguais a de um homem.

Por:Adely Mariane



Comentario
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...