Saiba a importância da Missa do Galo em Dezembro


Saiba a importância da Missa do Galo em Dezembro


O mês de Dezembro remete sempre o sentimento de festividades,da troca dos presentes, da celebração da chegada de um novo ano, como também do nascimento do menino Jesus. Mais sempre existe um acontece importante e tradicional para aqueles que seguem a risca os costumes do catolicismo e suas tradições, como é o caso da Missa do Galo.

ORIGEM DA MISSA DO GALO

Pelo fato de Jesus ter nascido em 25 de Dezembro, o mundo em si celebra o seu nascimento e o natal na véspera e fazendo assim a ceia natalina entre o dia 24 para o dia 25 de Dezembro, e é justamente nessa passagem de tempo que é celebrado a Missa do Galo.


Essa origem parte da união familar, não importando onde você esteja, o que vale nesse momento é sua ligação com o Messias. De acordo com os registros, a Missa do Galo surgiu no século V, e sempre era celebado na Basilíca de Santa Maria Maior. A Missa do Galo também retrata a simbologia do Galo referente a "vigilia", isso quer dizer que no exato momento do nascimento de Jesus, que foi pontualmente às 00h, é celebrado a missa, e sempre entre a data da véspera 24 para o dia 25 de Dezembro.

Outro fato importante a tradição do nome Missa do Galo é que Jesus representa o nascer, o sol, a luz divina para afasta a escuridão. Outra lenda para essa origem é que a missa, surgiu na Espanha, devido ao exato momento o nascimento do menino Jesus, foram tocada 12 badaladas a meia noite, e um lavrador da provincia de Toledo, matava um galo.

TRANSMISSÃO DA MISSA DO GALO

Como é um costume, não importando a religião, a missa anualmente é celebrada pelo Papa , e se você gosta de acompanhar tudo na integra. A emissora globo faz a transmissão ao vivo, direto da Basílica na Itália. A programação é alterada para ser exibido pontualmente a meia - noite a Missa do Galo.





Comentario
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...